Todos os edifícios - fábricas, armazéns, escritórios, centros comerciais, escolas ou hospitais - libertam calor. Calor que se acumula por um lado devido ao processo de produção, bem como das máquinas presentes, equipamentos e iluminação, e por outro em virtude das pessoas e do tipo de trabalho realizado. Para além disso, a própria construção do edifício influencia de forma decisiva a carga térmica. Para evitar problemas térmicos, é necessário, em muitos casos, remover com eficácia o excesso de calor. É por esse motivo que a ventilação é tão necessária.
O ar quente sobe e forma em primeira instância uma camada térmica abaixo do telhado. Esta camada de calor aumenta cada vez mais até que a temperatura elevada acaba por atingir os níveis inferiores, distribuindo-se por todo o recinto. A maneira mais simples de eliminar o calor, é permitir que este escape pelo telhado.
A ventilação natural é a forma mais elementar de ventilação, em que se faz uso da elevação natural do ar quente. No ponto mais elevado possível, são criadas aberturas de ventilação que permitem eliminar o calor. Paralelamente, as aberturas em níveis mais baixos permitem a entrada de ar fresco.
Há dezenas de anos que a Colt se vem especializando no cálculo e design de sistemas de ventilação natural. A Colt desenvolveu um método com o qual pode, em qualquer situação, efectuar cálculos exactos para a implementação de um sistema natural. Desta forma, qualquer sistema de ventilação é não só completamente controlável e regulável, como também concebido especificamente para determinadas aplicações.