A principal característica das garagens é a sua grande dimensão. Os compartimentos pequenos são incómodos para o utilizador e para o corpo de bombeiros. Por essa razão, é dada prioridade aos compartimentos maiores, desde que a formação de fumo possa ser mantida sob controlo. Assim sendo, a Colt dispõe de dois sistemas, especialmente concebidos para garagens de estacionamento, que permitem a remoção controlada de fumo e calor. A construção da garagem é determinante para a escolha de um destes sistemas. A altura, bem como se existe ou não necessidade de potência adicional, desempenham um papel fundamental.
Os sistemas Colt fazem parte de um conceito abrangente que inclui, para além dos sistemas de ventilação, também a detecção de CO e LPG, bem como alarmes de fumo e incêndio. Todo o sistema se encontra ainda ligado a uma central de aviso de incêndio.
As garagens são tradicionalmente ventiladas por sistemas de canais. No entanto, a abordagem da Colt baseia-se nos mais recentes avanços tecnológicos:
Na ventilação por propulsão, o ar é impulsionado eficazmente de tubo para tubo. Na ventilação por indução, o ar ambiente é misturado de maneira especial com o fumo. Dessa forma, a visibilidade permanece aceitável e a temperatura mantém-se baixa.
A diferença entre garagens privadas e públicas reside no facto de que numa garagem privada (como por exemplo, nos pisos inferiores de um edifício de apartamentos) encontram-se principalmente pessoas que estão familiarizadas com o local e que a área é, de um modo geral e em comparação com uma garagem pública, relativamente reduzida.