Estruturas de vidro para telhados e Fachadas

Luz natural diurna 

O argumento mais funcional para optar por luz natural diurna é a poupança de energia. Quando a luz diurna é devidamente aproveitada, torna-se possível reduzir para metade os custos de energia em iluminação artificial. Outros argumentos funcionais relacionam-se com a área da saúde e segurança social. A luz diurna contribui para a prevenção da situação denominada "sick building syndrome" (síndroma do edifício doente). Além disso, a luz diurna contribui para um melhor estado anímico, para uma maior concentração e, consequentemente, para o aumento da produtividade.

As questões estéticas desempenham igualmente um papel importante; a luz diurna é natural e muda constantemente de cor e de intensidade. Tanto desenhadores como utilizadores reconhecem a importância estética da luz diurna para a arquitectura e para um relacionamento mais positivo com o espaço. Muitas investigações recentes demonstram que a luz diurna influencia de diversas maneiras e de forma positiva a saúde humana. Especialmente no que diz respeito à luminosidade mais intensa, que não pode ser obtida com luz artificial, devido aos custos inerente

Uma iluminação suficiente do recinto, se possível com luz diurna, reduz a probabilidade de acidentes. Extensas investigações realizadas em escolas demonstraram que a presença de clarabóias numa escola permite uma maior concentração mental, melhores resultados escolares e um melhor estado geral de saúde dos alunos.
Também os pacientes em hospitais melhoram mais rapidamente e com menos complicações quando se encontram em recintos iluminados com luz diurna natural. Com base nesta evidência, devemos ter como meta a maior utilização possível de luz natural diurna em edifícios, especialmente no que se refere à iluminação em locais de trabalho.

O programa da Colt para estruturas de vidro inclui conceitos pensados especialmente para a penetração da luz, com ou sem ventilação integrada e eliminação de fumos e calor. A Colt dispõe de uma vasta gama de perfis e tipos de vidro, que podem ser utilizados nas mais variadas aplicações.

Mesmo no caso de projectos de grande envergadura, a Colt encontra-se em condições de fornecer estruturas de vidro com a forma e o acabamento pretendidos pelo arquitecto.

Do desenho à instalação 

Todas as etapas necessárias para o fabrico das estruturas de vidro são executadas por especialistas próprios. Como tal, a Colt dispõe do seu próprio:

  • departamento de concepção;
  • secção de engenharia e desenho;
  • linha de produção;
  • equipa de instalação.

Graças à cooperação entre estes especialistas, a Colt está em condições de executar obras de grande complexidade.

As estruturas de vidro da Colt podem ser aplicadas tanto em edifícios de serviços como em obras de infra-estruturas e em edifícios residenciais. Em estreita colaboração com o arquitecto, são sempre desenvolvidas novas áreas de aplicação. Normalmente, trata-se de construções novas, porém os sistemas são também apropriados para projectos de renovação ou de manutenção. A Colt atribui sempre, tanto à construção como ao vidro, um período de 10 anos de garantia.

Investigação técnica em iluminação 

A Colt dispõe dos recursos necessários para calcular previamente a influência da luz diurna natural por meio de simulações de CFD (dinâmica de fluidos computacional). Trata-se de uma especialidade da Colt Technology, o departamento de engenharia do grupo Colt.

Os sistemas de vidro da Colt podem ser aplicados em:

  • Telhados;
  • Fachadas.
© 2017 Colt International Licensing Ltd. - People feel better in Colt conditions