Cortinas de contenção de fumo

As cortinas de contenção de fumo são dispositivos de segurança importantes para pavilhões industriais ou armazéns de grandes dimensões e sem compartimentação. Estas cortinas têm como objectivo manter o fumo que se forma durante um incêndio no interior de uma determinada área, que normalmente não ultrapassa os 2000 m2. Quando montada, uma cortina de contenção de fumo deve estar suspensa a uma distância do tecto conforme a camada de fumo prevista durante a concepção.

Sempre que, por razões arquitectónicas ou técnicas, não seja possível utilizar cortinas de contenção de fumo rígidas ou fixas, é possível a montagem de cortinas de contenção de fumo desenroláveis e flexíveis. Em caso de incêndio, estas cortinas desenrolam-se até uma determinada altura e garantem assim a compartimentação de fumo necessária.

A cortina de contenção de fumo é utilizada também em centros comerciais, edifícios com átrios e galerias. As cortinas de contenção de fumo são um aspecto importante da prevenção de incêndios, uma vez que um sistema de remoção de fumos e calor instalado sem recurso a este tipo de dispositivo não preencheria os requisitos necessários em determinados tipos de edifícios ou em recintos de grandes dimensões.

© 2024 Kingspan Holdings (Irl) Limited